Regulação Experimental (Sandbox Regulatório):
Ambiente experimental autorizado pelo órgão regulador, a AGERGS, que permite à Concessionária operar, por um período determinado, uma inovação tecnológica no setor rodoviário para fins de teste.
Aplicação no trecho da Rota de Santa Maria:
No trecho concedido da rodovia RSC-287, será realizada a pesagem dinâmica de veículos em movimento, sem a necessidade de parada em balanças fixas tradicionais, por meio do sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-In-Motion).
Período de Sandbox na Concessão da RSC-287:
O sistema HS-WIM será implantado e testado dentro de um período de 24 meses. Durante esse período, o sistema funcionará em caráter experimental para avaliar sua performance, precisão e integração operacional, com vistas à possível substituição definitiva dos Pontos de Pesagem Veicular (PPVs) convencionais.
Objetivos do Sandbox:
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Testar a tecnologia de pesagem dinâmica em alta velocidade, promovendo a modernização da fiscalização rodoviária.
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Avaliar a viabilidade técnica, operacional e regulatória do HS-WIM para futura implantação definitiva.
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Refletir as economias geradas pela substituição dos PPVs tradicionais em modicidade tarifária para os usuários da rodovia.
Importância da modernização do transporte terrestre:
A integração entre segurança viária, inovação tecnológica e eficiência operacional constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor de transporte terrestre, promovendo avanços significativos na qualidade dos serviços prestados e na segurança dos usuários.
Benefícios da implantação do HS-WIM:
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Pesagem dos veículos na velocidade normal da via, sem necessidade de redução ou parada.
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Melhora da fluidez do tráfego e redução dos riscos de acidentes associados a paradas em balanças fixas.
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Modernização da infraestrutura rodoviária com uso de tecnologias inteligentes.
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Maior eficiência na fiscalização e na gestão do transporte rodoviário de cargas, possibilitando a pesagem da totalidade de veículos de carga que cruzam aquele trecho da rodovia.
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Redução dos custos logísticos e estímulo à competitividade do setor.
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Redução da emissão de poluentes na atmosfera.
CRONOGRAMA EXECUTIVO PREVISTO
Etapa |
Descrição |
Início |
Duração Estimada |
1. Planejamento, Estudos e Projetos |
Estudo de viabilidade, definição do local, elaboração dos projetos. |
Out/23 |
15 meses |
2. Obras Civis |
Implantação das obras de infraestrutura civil |
Fev/25 |
7 meses |
3. Instalação dos Equipamentos |
Instalação dos equipamentos e tecnologia: pórticos, sensores de peso, câmeras, etc. |
Jul/25 |
3 meses |
4. Testes e Calibração |
Verificação da precisão dos sensores e validação do sistema. |
Out/25 |
2 meses |
5. Homologação |
Homologação do INMETRO |
Dez/25 |
3 meses |
6. Monitoramento de resultados |
Acompanhamento técnico contínuo da operação. |
Fev/26 |
Até abril/27 |
Tecnologia do Sistema HS-WIM e Suas Aplicações
O sistema HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) representa uma inovação tecnológica na pesagem de veículos rodoviários, permitindo a aferição do peso dos veículos em movimento, sem a necessidade de parada ou redução da velocidade na via. Amplamente utilizado em países da Europa, como Suíça e República Tcheca, o HS-WIM substitui as balanças fixas tradicionais, proporcionando maior fluidez no tráfego e eficiência na fiscalização.
Foco principal da iniciativa:
O projeto tem como foco principal a integração entre segurança viária, automação dos processos, conforto dos usuários, fluidez do tráfego, preservação do pavimento e promoção de uma concorrência justa no setor de transporte. Os usuários da rodovia RSC-287 contarão com tecnologia avançada de pesagem em movimento, operando na velocidade da via, o que representa um avanço significativo em relação aos métodos convencionais.
Pioneirismo da Concessionária:
A Concessionária Rota de Santa Maria será pioneira na implantação dessa tecnologia no estado do Rio Grande do Sul. Diferente do modelo seletivo ou de triagem, o sistema realizará a pesagem completa de todos os veículos comerciais, substituindo os postos de pesagem tradicionais por uma alternativa mais moderna, eficiente e menos intrusiva.
Descrição do sistema:
O sistema será composto por um pórtico equipado com câmeras inteligentes e sensores instalados no pavimento e nos acostamentos, em ambos os sentidos da via. Esses dispositivos farão automaticamente a pesagem e escaneamento dos veículos em movimento, sem a necessidade de redução de velocidade.
Funcionamento dos sensores e câmeras:
Os sensores embutidos na pista medem o peso dos veículos à medida que os pneus passam sobre eles, enquanto câmeras inteligentes identificam a categoria do veículo, fazem a contagem dos eixos e registram a placa, garantindo precisão e confiabilidade nos dados coletados.
Objetivo da tecnologia:
O HS-WIM visa tornar o processo mais ágil e eficiente, beneficiando diretamente o setor de transporte de cargas, fundamental para a economia brasileira. A tecnologia permite uma fiscalização 24 horas por dia, com redução de filas, menor emissão de gases poluentes e maior segurança viária.
Tratamento de infrações por excesso de peso:
Em caso de constatação de excesso de peso, a notificação será feita nos mesmos moldes das infrações de excesso de velocidade. O Departamento de Estradas de Rodagem (DAER) emitirá a notificação ao motorista, com multas proporcionais ao volume da carga excedente, garantindo a aplicação justa e eficaz da legislação.
Porém, durante o período de testes do sistema HS-WIM, que está em fase experimental, não serão aplicadas multas nem enviadas notificações baseadas nas pesagens feitas pelo sistema.
Alerta ao motorista:
Um painel de mensagem variável (PMV) instalado no local emitirá alertas em tempo real, informando ao motorista se o veículo possui ou não sobrecarga, contribuindo para a conscientização e prevenção de infrações.
Informações sobre as penalidades aplicáveis pelo descumprimento dos limites de peso previstos na legislação de trânsito.
Monitoramento da rodovia:
A rodovia é monitorada por sistemas automatizados de fiscalização e controle, incluindo, mas não se limitando ao controle do Sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-In-Motion).
Conduta dos usuários, consequências legais e possíveis sanções:
Ficam os usuários cientes de que quaisquer condutas, manobras veiculares ou atitudes que tenham como finalidade burlar, dificultar, alterar ou impedir a adequada operação e aferição do sistema supracitado serão consideradas infrações sujeitas à apuração e aplicação das penalidades previstas na legislação vigente, em especial aquelas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e criminais cabíveis.
Informações sobre a localização do(s) pórtico(s);
O pórtico do sistema HS-WIM será instalado no km 87+440, com capacidade para realizar a pesagem em ambos os sentidos da via.
Fiscalização em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE)
A operação do HS-WIM será feita em coordenação com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No Sandbox regulatório serão desenvolvidos os protocolos de operação e fiscalização visando aumentar a efetividade do sistema para controle de cargas.