Regulação Experimental (Sandbox Regulatório): 

Ambiente experimental autorizado pelo órgão regulador, a AGERGS, que permite à Concessionária operar, por um período determinado, uma inovação tecnológica no setor rodoviário para fins de teste. 

 

Aplicação no trecho da Rota de Santa Maria: 

No trecho concedido da rodovia RSC-287, será realizada a pesagem dinâmica de veículos em movimento, sem a necessidade de parada em balanças fixas tradicionais, por meio do sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-In-Motion).  

 

Período de Sandbox na Concessão da RSC-287: 

O sistema HS-WIM será implantado e testado dentro de um período de 24 meses. Durante esse período, o sistema funcionará em caráter experimental para avaliar sua performance, precisão e integração operacional, com vistas à possível substituição definitiva dos Pontos de Pesagem Veicular (PPVs) convencionais. 

 

Objetivos do Sandbox: 

  • Testar a tecnologia de pesagem dinâmica em alta velocidade, promovendo a modernização da fiscalização rodoviária. 

  • Avaliar a viabilidade técnica, operacional e regulatória do HS-WIM para futura implantação definitiva. 

  • Refletir as economias geradas pela substituição dos PPVs tradicionais em modicidade tarifária para os usuários da rodovia.
     

Importância da modernização do transporte terrestre: 

A integração entre segurança viária, inovação tecnológica e eficiência operacional constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor de transporte terrestre, promovendo avanços significativos na qualidade dos serviços prestados e na segurança dos usuários.  

 

Benefícios da implantação do HS-WIM: 

  • Pesagem dos veículos na velocidade normal da via, sem necessidade de redução ou parada. 

  • Melhora da fluidez do tráfego e redução dos riscos de acidentes associados a paradas em balanças fixas. 

  • Modernização da infraestrutura rodoviária com uso de tecnologias inteligentes. 

  • Maior eficiência na fiscalização e na gestão do transporte rodoviário de cargas, possibilitando a pesagem da totalidade de veículos de carga que cruzam aquele trecho da rodovia. 

  • Redução dos custos logísticos e estímulo à competitividade do setor. 

  • Redução da emissão de poluentes na atmosfera. 

 

CRONOGRAMA EXECUTIVO PREVISTO 

Etapa 

Descrição 

Início 

Duração Estimada 

1. Planejamento, Estudos e Projetos  

Estudo de viabilidade, definição do local, elaboração dos projetos. 

Out/23 

15 meses 

2. Obras Civis 

Implantação das obras de infraestrutura civil 

Fev/25 

7 meses 

3. Instalação dos Equipamentos 

Instalação dos equipamentos e tecnologia: pórticos, sensores de peso, câmeras, etc. 

Jul/25 

3 meses 

4. Testes e Calibração 

Verificação da precisão dos sensores e validação do sistema. 

Out/25 

2 meses 

5. Homologação  

Homologação do INMETRO  

Dez/25 

3 meses 

6. Monitoramento de resultados 

Acompanhamento técnico contínuo da operação. 

Fev/26 

Até abril/27 

 

Tecnologia do Sistema HS-WIM e Suas Aplicações 

O sistema HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) representa uma inovação tecnológica na pesagem de veículos rodoviários, permitindo a aferição do peso dos veículos em movimento, sem a necessidade de parada ou redução da velocidade na via. Amplamente utilizado em países da Europa, como Suíça e República Tcheca, o HS-WIM substitui as balanças fixas tradicionais, proporcionando maior fluidez no tráfego e eficiência na fiscalização. 

 

Foco principal da iniciativa: 

O projeto tem como foco principal a integração entre segurança viária, automação dos processos, conforto dos usuários, fluidez do tráfego, preservação do pavimento e promoção de uma concorrência justa no setor de transporte. Os usuários da rodovia RSC-287 contarão com tecnologia avançada de pesagem em movimento, operando na velocidade da via, o que representa um avanço significativo em relação aos métodos convencionais. 

Pioneirismo da Concessionária: 

A Concessionária Rota de Santa Maria será pioneira na implantação dessa tecnologia no estado do Rio Grande do Sul. Diferente do modelo seletivo ou de triagem, o sistema realizará a pesagem completa de todos os veículos comerciais, substituindo os postos de pesagem tradicionais por uma alternativa mais moderna, eficiente e menos intrusiva. 

 

Descrição do sistema: 

O sistema será composto por um pórtico equipado com câmeras inteligentes e sensores instalados no pavimento e nos acostamentos, em ambos os sentidos da via. Esses dispositivos farão automaticamente a pesagem e escaneamento dos veículos em movimento, sem a necessidade de redução de velocidade. 

 

Funcionamento dos sensores e câmeras: 

Os sensores embutidos na pista medem o peso dos veículos à medida que os pneus passam sobre eles, enquanto câmeras inteligentes identificam a categoria do veículo, fazem a contagem dos eixos e registram a placa, garantindo precisão e confiabilidade nos dados coletados. 

 

Objetivo da tecnologia: 

O HS-WIM visa tornar o processo mais ágil e eficiente, beneficiando diretamente o setor de transporte de cargas, fundamental para a economia brasileira. A tecnologia permite uma fiscalização 24 horas por dia, com redução de filas, menor emissão de gases poluentes e maior segurança viária. 

 

Tratamento de infrações por excesso de peso: 

Em caso de constatação de excesso de peso, a notificação será feita nos mesmos moldes das infrações de excesso de velocidade. O Departamento de Estradas de Rodagem (DAER) emitirá a notificação ao motorista, com multas proporcionais ao volume da carga excedente, garantindo a aplicação justa e eficaz da legislação. 

Porém, durante o período de testes do sistema HS-WIM, que está em fase experimental, não serão aplicadas multas nem enviadas notificações baseadas nas pesagens feitas pelo sistema. 

 

Alerta ao motorista: 

Um painel de mensagem variável (PMV) instalado no local emitirá alertas em tempo real, informando ao motorista se o veículo possui ou não sobrecarga, contribuindo para a conscientização e prevenção de infrações. 

Informações sobre as penalidades aplicáveis pelo descumprimento dos limites de peso previstos na legislação de trânsito.

Acesse: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucao-contran-no-547-de-19-de-agosto-de-2015   

 

Monitoramento da rodovia: 

A rodovia é monitorada por sistemas automatizados de fiscalização e controle, incluindo, mas não se limitando ao controle do Sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-In-Motion). 

 

Conduta dos usuários, consequências legais e possíveis sanções: 

Ficam os usuários cientes de que quaisquer condutas, manobras veiculares ou atitudes que tenham como finalidade burlar, dificultar, alterar ou impedir a adequada operação e aferição do sistema supracitado serão consideradas infrações sujeitas à apuração e aplicação das penalidades previstas na legislação vigente, em especial aquelas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e criminais cabíveis. 

 

Informações sobre a localização do(s) pórtico(s);   

O pórtico do sistema HS-WIM será instalado no km 87+440, com capacidade para realizar a pesagem em ambos os sentidos da via. 

 

Fiscalização em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) 

A operação do HS-WIM será feita em coordenação com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No Sandbox regulatório serão desenvolvidos os protocolos de operação e fiscalização visando aumentar a efetividade do sistema para controle de cargas.  

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO: 
Ouvidoria:  0800 1000 287   
Instagram: @rotadesantamaria  
Facebook: @rotadesantamaria  

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