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Concessionária atende mais de 15 mil usuários na RSC-287 em 2024
28/01/2025Atendimento médico e mecânico é oferecido gratuitamente e funciona 24 horas por dia
Em 2024, um atendimento foi realizado a cada 34 minutos na RSC-287, entre as cidades de Tabaí e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. As equipes operacionais da Concessionária Rota de Santa Maria efetuaram 15.556 mil atuações de janeiro até o dia 31 de dezembro. Março foi o mês com o maior número de ocorrências atendidas, chegando a mais de 1.500 atendimentos.
As panes veiculares representam 41% dos acionamentos. A pane mecânica significa 29% do total de ocorrências, seguida de animal na pista com mais de quatro mil ocorrências, que corresponde a 22% do total.
Redução positiva de acidentes, mais vidas salvas
De 671 acidentes ocorridos em 2024, a maior causa provável é o descuido do condutor, correspondendo a 30% das ocorrências registradas. O principal tipo de acidente é a saída de pista, com 159 acidentes, 24% do total. Desde 2021, o primeiro ano de concessão da Rota de Santa Maria, são realizadas diversas ações com os usuários onde temas como segurança viária, meio ambiente e os cuidados que os motoristas devem ter ao trafegar na RSC-287 durante a realização de obras na rodovia são abordados.
Desta forma, a Concessionária Rota de Santa Maria registrou uma redução nos acidentes na RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria de, aproximadamente 13%, comparando com o mesmo período de 2024 e 2023. “A concessão de uma rodovia vai muito além da arrecadação; nosso principal objetivo é sempre salvar vidas. Em análise aos dados de 2024, temos certeza de que estamos no caminho certo, onde trabalhamos para garantir mais segurança e tranquilidade aos que viajam pela nossa rodovia. O trabalho diuturno, 24 horas por dia, 365 dias por ano, são uns dos principais fatores para essa redução, aliado obviamente aos investimentos que estão sendo realizados na rodovia, todos eles com um único objetivo, trazer segurança aos usuários da nossa RSC-287. Qualquer necessidade que nossos usuários tenham, em situações de atendimento médico e mecânico, eles podem solicitar gratuitamente junto à central de atendimento da Concessionária”, destaca o Gerente de Operações e Conservação, Ricardo Abreu.Equipes operacionais qualificadas e dedicadas em prestar o melhor atendimento aos usuários estão fixadas em pontos estratégicos nos 204 km da rodovia RSC-287, e atuam no bom funcionamento da rodovia, recolhendo materiais da pista, vistoriando a presença de animais, identificando pontos com problemas, atividades irregulares, andamento de obras, entre outras situações que podem prejudicar o tráfego.